Investigação e Desenvolvimento

IMM da Faculdade de Medicina da ULisboa desenvolve testes de produção nacional

O Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa encontrou uma solução para a escassez de testes de diagnóstico para o novo coronavírus em Portugal.

IMM

A Diretora do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, Maria Manuel Mota, reuniu um grupo de cientistas e, recorrendo a kits e reagentes  fabricados em Portugal por uma empresa start-up da ULisboa, a Nzytech, validaram a "receita" da Organização Mundial de​ Saúde, propondo um procedimento de diagnóstico que foi, entretanto, acreditado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), o laboratório de referência em Portugal o diagnóstico laboratorial desta doença.

Estes testes que vão ser aplicados, de forma preventiva, nos lares de idosos e em outros ambientes de maior risco de contágio da doença. A Cruz Vermelha vai ajudar na recolha das amostras.

Maria Mota (Diretora do IMM) refere que o objetivo inicial é realizar 300 diários mas num futuro próximo espera chegar aos 1000 testes diários.

Apoios: Cruz Vermelha Portuguesa