Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Investigadores do Instituto Superior Técnico participam em projetos para a promoção da economia circular

Três dos projetos selecionados pelo Ministério do Ambiente, no âmbito do concurso para a promoção da economia circular na construção, ao abrigo do programa EEA Grants Ambiente, contam com a liderança e participação de investigadores do Instituto Superior Técnico .

Investigadores do Instituto Superior Técnico participam em projetos para a promoção da economia circular na construção com financiamento total de mais de 1 milhão de euros

CERIS- Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade lidera o projeto C+D e participa no projeto CirMat. Já o CircularEcoBIM conta com uma equipa de investigadores do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+), do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) e também do CERIS. Os três projetos conquistam um financiamento superior a 1 milhão de euros.

O professor José Dinis Silvestre, do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) e investigador do CERIS, lidera o projeto C+D- “Close the loop by Disclosing the benefits of buildings’ deconstruction and materials re-use”, financiado em 49 mil euros. O C+D tem o centro de Investigação Norueguês NORSUS (Norwegian Institute for Sustainability Research) como parceiro, e visa a criação de uma plataforma informática para calcular os benefícios económicos e ambientais da desconstrução de edifícios e da reutilização dos resíduos de construção e demolição. A equipa do Técnico é constituída por mais três investigadores do CERIS:  Manuel Duarte Pinheiro, Vera Durão e Imtiaz Ahmed.

A liderar também a participação do CERIS no projeto CirMat –“CIRcular aggregates for sustainable road and building MATerials” está novamente o professor José Dinis Silvestre. A equipa do CERIS envolvida é composta ainda pelos investigadores: Jorge de Brito, Vera Durão e Bruno Nunes. O CirMat tem como principal objetivo o desenvolvimento de materiais de construção inovadores, a partir de resíduos de construção, demolição e de subprodutos industriais, para aplicação em edifícios e em infraestruturas de vias de comunicação. Tendo a coordenação da construtora dst s.a, o projeto reúne ainda no leque de parceiros a Universidade do Minho e a Norwegian University of Science and Technology (NTNU) e conquistou um financiamento de 499 mil euros.

Circular EcoBIM tem como objetivo criar um conjunto de ferramentas baseadas em BIM que permite um modelo de construção circular. O processo permitirá ajudar arquitetos e gestores de edifícios a melhorar o desempenho ambiental e aumentar a quantidade de materiais de construção reutilizados, recuperados e reciclados. Coordenado pela empresa 3drivers, o projeto conta com  a participação do Instituto Superior Técnico, mas também da CentralBIM, do Atelier dos Remédios, da PotentialSketch, do grupo VIC Properties, e da NTNU. O professor António Aguiar Costa, também do DECivil e investigador do CERIS, lidera a participação do Técnico, mas à equipa juntam-se os professores Amílcar Arantes, José Dinis Silvestre e Teresa Ferreira (CERIS), Paulo Ferrão (IN+) e Paulo Carreira (INESC-ID).

Através dos EEA Grants, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega enquanto parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia estabelecem o objetivo de reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa, reforçando as relações bilaterais com os Estados beneficiários sendo que para o período 2014-2021, Portugal beneficia de uma verba de 102,7 milhões de euros. Com esta verba serão apoiados 5 programas: Crescimento Azul; Ambiente; Conciliação e Igualdade de Género; Cultura; Cidadãos Ativ@s. Adicionalmente, existe, para além destes cinco programas, o Fundo de Relações Bilaterais e que pretende apoiar iniciativas que visem o fortalecimento das relações entre Portugal e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Viseiras produzidas pelo projectlabb da Faculdade de Belas Artes da ULisboa
Estudo VITACOV: A genética que permite identificar indivíduos de risco para quadros mais severos de COVID-19 por deficiência de vitamina D
A Unite! organiza Hackathon “From post Covid University to inclusive European University”.