fbpx Mapa de risco para Portugal | ULisboa

Mapa de risco para Portugal

Share Mapa de risco para Portugal

Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa participa no desenvolvimento do mapa de risco de propagação da COVID-19 por contágio comunitário em Portugal.

Este é um projeto coordenado pelas Universitat Rovira i Virgili, em Tarragona, e Universidad de Zaragoza, em Zaragoza, ambas em Espanha e que em Portugal tem como parceiros a NOS, a Data Science Portuguese Association e a Closer Consulting.

“Dois aspetos importantes para a previsão da propagação da COVID-19 são a distribuição geográfica dos casos identificados e a mobilidade das pessoas. É isso que nós estamos a considerar, pela primeira vez para o caso português”, diz Nuno Araújo, professor do Departamento de Física e coordenador do CFTC Ciências ULisboa, que começou a trabalhar neste mapa há cerca de duas semanas, juntamente com Hygor Piaget Melo, investigador pós-doutorado do CFTC Ciências ULisboa.

Os dados de mobilidade foram fornecidos pela NOS SGPS a partir dos padrões de mobilidade dos utilizadores de telemóvel durante o mês de janeiro de 2020. Os dados do número de infetados foram recolhidos dos relatórios diários da Direção Geral da Saúde (DGS) e dos meios de comunicação. “Em breve iremos receber dados oficiais da DGS. A possibilidade de fazer previsões a nível regional é muito importante para auxiliar na decisão, uma vez que permite estimar as necessidades de apoio locais, bem como avaliar a eficiência de cordões sanitários ou outras medidas de contenção local”, explica Nuno Araújo.

Esta primeira previsão está disponível para consulta pública e como é habitual noutros modelos deste tipo necessita de ser constantemente validada e atualizada. “Há um conjunto de medidas de prevenção implementadas que se esperam afetar quer os padrões de mobilidade como a forma como as pessoas interagem. Isso tem que ser tido em conta em futuras previsões já que se espera surtir efeitos nos próximos dias”. conclui Nuno Araújo.

Mapa de risco