fbpx Painel Serológico Nacional COVID-19 | ULisboa

Painel Serológico Nacional COVID-19

Painel Serológico Nacional COVID-19

Painel Serológico Nacional COVID-19

Share Painel Serológico Nacional COVID-19

Este painel pretende determinar a proporção da população residente em Portugal que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2.

Este estudo será feito através da realização e análise de testes serológicos, de forma a estimar a prevalência da infeção, para uma amostra total de 12 mil voluntários, estratificados por região e grupo etário.

Este projeto junta epidemiologistas, imunologistas, microbiólogos e virologistas do iMM e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa aos especialistas em estatística da PORDATA, responsáveis pelo cálculo da amostra. As colheitas de sangue e os testes serológicos serão efetuados no Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, também parceiro deste estudo, que dispõe de 314 postos de colheita distribuídos pelos 102 municípios participantes.

Passaram 8 meses desde a identificação do vírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, em trabalhadores do mercado de Wuhan, na província de Hubei, na China. A evolução da pandemia, declarada a 11 de março pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem sido estudada e acompanhada pela comunidade científica mundial. Em Portugal assistimos a uma mobilização da comunidade científica para a adaptação e realização de testes de diagnóstico, que permitem rastrear e identificar os casos positivos de infeção. As características específicas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2, que pode resultar em infeções sem sintomas (assintomáticas) ou no desenvolvimento de doença respiratória moderada ou grave são ainda objeto de estudo por cientistas e médicos em todo o mundo. Precisamente por uma percentagem elevada (acima dos 50%) das infeções não produzirem qualquer sintoma tornou-se relevante avaliar a resposta imunitária através dos testes serológicos, que medem a presença no sangue de anticorpos específicos para o SARS-CoV-2. É isso que propomos neste Painel Serológico Nacional COVID-19.

Este estudo é promovido pelo Instituto de Medicina Molecular (iMM) e financiado pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos (SFMS) e pelo Grupo Jerónimo Martins.

Inscrições

Nota: Para proceder à inscrição deverá utilizar o browser Google Chrome ou Firefox.


Para qualquer dúvida relacionada com o estudo consulte as FAQs ou a linha de apoio: 808 100 062
Custo de chamada local
Horário de atendimento: dias úteis das 09:00 às 18:00

Estudo limitado a uma amostra de 12 mil voluntários.
Os dados recolhidos apenas serão utilizados no âmbito do Painel Serológico Nacional.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER