Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Painel Serológico Nacional COVID-19

Este painel pretende determinar a proporção da população residente em Portugal que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2.

Painel Serológico Nacional COVID-19

Este estudo será feito através da realização e análise de testes serológicos, de forma a estimar a prevalência da infeção, para uma amostra total de 12 mil voluntários, estratificados por região e grupo etário.

Este projeto junta epidemiologistas, imunologistas, microbiólogos e virologistas do iMM e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa aos especialistas em estatística da PORDATA, responsáveis pelo cálculo da amostra. As colheitas de sangue e os testes serológicos serão efetuados no Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, também parceiro deste estudo, que dispõe de 314 postos de colheita distribuídos pelos 102 municípios participantes.

Passaram 8 meses desde a identificação do vírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, em trabalhadores do mercado de Wuhan, na província de Hubei, na China. A evolução da pandemia, declarada a 11 de março pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem sido estudada e acompanhada pela comunidade científica mundial. Em Portugal assistimos a uma mobilização da comunidade científica para a adaptação e realização de testes de diagnóstico, que permitem rastrear e identificar os casos positivos de infeção. As características específicas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2, que pode resultar em infeções sem sintomas (assintomáticas) ou no desenvolvimento de doença respiratória moderada ou grave são ainda objeto de estudo por cientistas e médicos em todo o mundo. Precisamente por uma percentagem elevada (acima dos 50%) das infeções não produzirem qualquer sintoma tornou-se relevante avaliar a resposta imunitária através dos testes serológicos, que medem a presença no sangue de anticorpos específicos para o SARS-CoV-2. É isso que propomos neste Painel Serológico Nacional COVID-19.

Este estudo é promovido pelo Instituto de Medicina Molecular (iMM) e financiado pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos (SFMS) e pelo Grupo Jerónimo Martins.

Inscrições

Nota: Para proceder à inscrição deverá utilizar o browser Google Chrome ou Firefox.


Para qualquer dúvida relacionada com o estudo consulte as FAQs ou a linha de apoio: 808 100 062
Custo de chamada local
Horário de atendimento: dias úteis das 09:00 às 18:00

Estudo limitado a uma amostra de 12 mil voluntários.
Os dados recolhidos apenas serão utilizados no âmbito do Painel Serológico Nacional.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Viseiras produzidas pelo projectlabb da Faculdade de Belas Artes da ULisboa
Estudo VITACOV: A genética que permite identificar indivíduos de risco para quadros mais severos de COVID-19 por deficiência de vitamina D
A Unite! organiza Hackathon “From post Covid University to inclusive European University”.