Investigação e Desenvolvimento

Técnico produz solução desinfetante para doar a unidades de saúde

Uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico (IST) está dedicada a produzir uma solução desinfetante que será doada a várias unidades de prestação de cuidados de saúde.

ist

Respondendo ao repto lançado por várias instituições da área da saúde, uma equipa de investigadores da instituição está a produzir uma solução desinfetante para as mãos para suprir, nos próximos dias, as limitações de stock identificadas pelas unidades de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Antes do início deste projeto, o IST tinha já encetado uma recolha de informação sobre a existência de bens, tais como álcool, luvas e máscaras, em armazém nos seus centros de investigação e laboratórios, e que neste momento são escassos nas unidades de saúde. Todo o material recolhido será entregue juntamente com a solução desinfetante produzida.

Nos próximos 3 ou 4 dias, a equipa de investigadores envolvida no projeto espera ter conseguido produzir cerca de 200 litros, prevê a vice-presidente do Técnico que adianta que se tudo correr bem a primeira leva da solução desinfetante será entregue já no início da próxima semana.

Apela-se a quem tenha álcool disponível e que o queira ceder para o projeto que entre em contacto com a equipa.

Contacto: Fátima Montemor