Passar para o conteúdo principal
Outros

Universidade de Lisboa disponibiliza um conjunto de iniciativas de combate ao COVID-19

A Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa associaram-se para montar um hospital de campanha com capacidade para 500 camas no Estádio Universitário de Lisboa (EUL).

Covid-19

O objetivo é deslocar pacientes com outras patologias que estão neste momento nas enfermarias do Hospital de Santa Maria, libertando assim camas para o previsível aumento de casos de COVID-19. 

A Universidade de Lisboa cedeu três pavilhões do complexo desportivo e o Exército Português forneceu cerca de 500 camas. 

Prevê-se que no próximo sábado o hospital de campanha esteja já operacional. 

Em complemento do Hospital de Campanha está igualmente a ser montada uma tenda com quase 1000 metros quadrados num dos relvados do EUL, bem como tendas mais pequenas junto aos pavilhões para garantir a confeção e distribuição de refeições ao pessoal hospitalar. 

A confeção e distribuição destas refeições serão asseguradas pelos Serviços de Ação Social na Cantina Velha  

Também o Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa se associaram à luta contra o COVID-19 e terão capacidade para mais realizar 1000 testes diários de diagnóstico do Coronavírus. 

Mas a Universidade de Lisboa foi mais longe, através dos contactos preferenciais que dispõe com a República Popular da China, com quem a Universidade tem vindo a estabelecer acordos de parcerias ao nível do Ensino e da Investigação, tendo identificado fornecedores que dispõem de material de proteção e combate ao vírus e facilitado a comunicação entre estes e Serviço Nacional de Saúde. 

Ainda no âmbito de uma iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Sport Lisboa e Benfica e a Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD foi possível doar um milhão de máscaras e 40 ventiladores, fruto dos contactos privilegiados da ULisboa e da doação de um milhão de Euros por parte do Clube.

O Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa também se associou a esta causa e está a produzir viseiras médicas para os hospitais.

Uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa do Departamento de Engenharia Mecânica, desenvolveram e estão a produzir viseiras para proteção de infeção por COVID-19, por impressão 3D. As viseiras produzidas e montadas serão entregues a hospitais. 

 

Mais informações

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Viseiras produzidas pelo projectlabb da Faculdade de Belas Artes da ULisboa
Estudo VITACOV: A genética que permite identificar indivíduos de risco para quadros mais severos de COVID-19 por deficiência de vitamina D
A Unite! organiza Hackathon “From post Covid University to inclusive European University”.