fbpx Viseiras produzidas pelo Projectlabb da Faculdade de Belas-Artes | ULisboa

Viseiras produzidas pelo Projectlabb da Faculdade de Belas-Artes

Viseiras produzidas pelo Projectlabb da Faculdade de Belas-Artes

Viseiras produzidas pelo Projectlabb da Faculdade de Belas-Artes

Share Viseiras produzidas pelo Projectlabb da Faculdade de Belas-Artes

O modelo de viseira desenvolvido e produzido pelo ProjectLabb / CIEBA /FBAUL (Laboratório de Design de Equipamento do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes [CIEBA] da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa [FBAUL]), doado a várias instituições, unidades hospitalares, instituições de saúde, forças de segurança, entidades de índole social e outras entidades públicas, tem agora a sua patente registada no Boletim de Propriedade Industrial

Perante os diversos pedidos que surgiram no início do surto de covid o ProjectLabb / CIEBA /FBAUL (Laboratório de Design de Equipamento do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes [CIEBA] da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa [FBAUL]) desenvolveu e está a produzir um modelo de viseiras, no sentido de contribuir para a redução da falta de equipamentos de protecção que tem havido nesta época de pandemia.

Considerando a necessidade de recorrer a um processo de fabrico rápido foi desenvolvido um modelo cuja produção é feita a partir de uma diversidade mínima de meios e de materiais. Foi ainda tomada como imperativa a possibilidade de disponibilizar um ficheiro através da Internet para que este modelo possa estar acessível e disponível em locais mais remotos, onde é difícil o acesso aos principais canais de comunicação e logística. 
Trata-se de um modelo acessível, de baixo custo, quer pelo investimento que exige no fabrico, quer pelos materiais que emprega. É também leve e confortável, facilitando a sua utilização intensiva.
  
A viseira é constituída por um número de peças tão reduzido quanto possível, cuja simplicidade e rapidez de montagem, garante a acessibilidade ao utilizador. 
 
Através do Centro de Investigação em Belas-Artes (CIEBA) e por financiamento por fundos nacionais através da FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.  – no âmbito do projeto com referência UIDB/04042/2020, tornou-se possível dar início à produção de 5000 viseiras para doação a instituições de saúde, forças de segurança e outras entidades públicas que necessitem deste equipamento de protecção, assim como outras entidades de índole social onde esta protecção seja necessária. 
 
Constituem a equipa João Rocha, João Costa, Tiago Girão e Cristóvão Pereira. O desenvolvimento deste projecto contou também com a preciosa ajuda de equipas de profissionais de saúde do Instituto Português de Oncologia, do Hospital São Francisco Xavier e Hospital de São José, a quem expressamos o nosso reconhecimento.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER