Investigação e Desenvolvimento

Faculdade de Arquitetura produz viseiras ergonómicas em impressão 3D.

Professor Pedro Januário e Laboratório de Prototipagem Rápida produzem viseiras ergonómicas e rentáveis em impressão 3D.

viseira fa

No Laboratório de Prototipagem Rápida (LPR) da FA.ULisboa começaram a ser produzidas, em parceria com o Instituto Superior Técnico (IST), viseiras de proteção que serão doadas a hospitais e profissionais de saúde. A partir do desenho que foi, originalmente, enviado pelo IST, o Professor Pedro Januário, da FA.ULisboa, reajustou o design, tornando-o mais adaptável, ergonómico e leve, de modo a que, também, se poupe matéria-prima.

As viseiras estão a ser produzidas por 3 impressoras 3D a funcionar em simultâneo. Quando concluídas são enviadas para o Departamento de Mecânica do IST, que faz a distribuição pelas unidades de saúde.

Esta nova versão foi partilhada com a equipa que produziu o desenho original e pode ser descarregada para impressão em casa, para que aqueles que também tenham uma impressora 3D e queiram fazer parte deste projeto, possam fazer as próprias viseiras e doar a profissionais de saúde e hospitais.