Crítica e Curadoria de Arte
Crítica e Curadoria de Arte
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De base teórica, este mestrado fornece uma formação alargada e compartilhada entre os principais domínios de reflexão e teorização do campo artístico contemporâneo, dentro do espírito da área Científica de Ciências da Arte e do Património da FBAUL, centrando-se na actualidade de tradicionais discursos sobre a arte (História da Arte, sobretudo Moderna e Contemporânea, Crítica de Arte, Estética) e dos problemas teóricos levantados pela curadoria de arte contemporânea.
Oferecendo uma plataforma inicial mais alargada, mobilizando uma reflexão articulada das teorias das artes visuais em geral, o mestrado desenvolve-se numa estrutura convergente direccionada para as seguintes áreas de especialização: Critica de Arte, Curadoria Artística, Historia da Arte e Estética.
A ideia é articular a informação de competências a linhas de investigação que os estudantes se podem integrar. As unidades curriculares, que definem os troncos de especialização interna ao curso, enquadram os modos contemporâneos de pensar e os mecanismos que envolvem o sistema da arte, em especial o contemporâneo. Neste sentido, a Curadoria não é aqui explorada somente na linha mais técnica da museografia, mas como conteúdo possibilitador de práticas variadas.
A estrutura múltipla enunciada no título desta pós-graduação, propõe um foco disciplinar sustentado na referida tradição das Ciências da Arte, ao mesmo tempo que identifica uma abertura de opções que responda a necessidades particulares de investigação científico-artística
Objetivos gerais definidos para o curso:
Fornecer formação alargada inicial em Ciência e Teorias da Arte, desenvolvendo-a numa especificação opcional por semestre que assume na dissertação uma das três especialidades assentes nas principais Unidades Curriculares.
Dar continuidade à licenciatura de Ciências da Arte e do Património a interesses teóricos de outras áreas da Faculdade de Belas Artes.
Paralelamente aos cursos existentes, de Mestrado em Museologia e do Mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea, apresentar um mestrado alargado e segundo troncos específicos, enquanto desenvolvimentos da formação de primeiro ciclo, no âmbito da Crítica da Arte, da Curadoria e das Teorias da Arte.
Promover e desenvolver linhas de investigação em Ciências da Arte.
Preparar linhas de trabalho e investigação que possam ter desenvolvimento em outros ciclos de formação (mestrado e doutoramento) numa articulação com CIEBA (Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes).